Jacob Kurtzberg nasceu em 28 de agosto de 1917, em Nova York, mas ficou conhecido pelo nome de Jack Kirby, o Rei dos Quadrinhos.
Desde cedo, na infância, começou a copiar as tiras em quadrinhos publicadas nos jornais, famosas e populares na época. O sonho do menino era vir a ser como os ídolos que acompanhava todos os dias nessas páginas. Milton Caniff, Harold Foster e Alex Raymond, os grandes mestres, foram suas influências assumidas.
Em 1936, ele começou a desenhar algumas charges para jornais, como Your Health First!!!, e em 1939 foi contratado pelo Max Fleischer Studios, a famosa companhia de animação que, entre outras coisas, produziu os primeiros desenhos do Superman. Lá, ele trabalhou principalmente em Popeye.
Naquela época, a indústria dos comic books americanos estava florescendo e Kurtzberg começou a desenhar para o estúdio Eisner & Iger, que criava e fornecia quadrinhos para várias editoras. Produziu diversas séries, sob vários pseudônimos, até escolher por fim o de “Jack Kirby”. Seu primeiro trabalho para o estúdio foi na revista Wild Boy Magazine, em que fez histórias curtas de ficção científica, faroeste e aventura.
Em 1940, ele conheceu Joe Simon e os dois começaram a produzir o Capitão América para a Timely. Não satisfeitos com a empresa, a dupla mudou para a National (antigo nome da DC), onde revitalizaram o Caçador e criaram a Legião Jovem, que logo se tornou o título de maior vendagem da editora.
Kirby casou com Rosalind “Roz” Goldstein em 1942 e logo foi convocado para servir o Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Ele recebeu uma série de medalhas e foi dispensado no final do conflito, em 1945.